Saúde

13 de maio de 2025

Nova vacina disponível para beneficiários: herpes-zóster entra para o calendário de prevenção no modelo de reembolso

A herpes-zóster, conhecida popularmente como cobreiro, é uma infecção causada pelo mesmo vírus da catapora (varicela-zóster). É provável que você não saiba, mas o herpes-zóster é decorrente da reativação do vírus da catapora, esse vírus permanece “adormecido” no organismo durante toda a vida da pessoa. Ele é reativado quando a nossa imunidade cai, o que acontece, principalmente em pessoas com idade avançada ou com comprometimento do sistema imune, com doenças crônicas, neoplasias, e outras, ou submetidas a tratamentos imunossupressores (como quimioterapia, por exemplo).

 

O herpes-zóster pode acontecer mais de uma vez ao longo da vida. Estudos indicam que uma em cada três pessoas pode desenvolver herpes-zóster ao longo da vida, sendo mais comum em indivíduos com 50 anos ou mais. Por isso, a vacinação é uma medida preventiva altamente eficaz, que pode reduzir significativamente o risco de desenvolver a doença ou, em caso de infecção, diminuir sua gravidade. 

 

O reembolso oferecido pela Camed Saúde será de até R$ 650,00 por dose da vacina, que é aplicada em duas doses com intervalo de 2 a 6 meses.

O presidente da Camed, Agenor Trindade, compartilha mais detalhes sobre a iniciativa.


O que motivou a inclusão da vacina contra herpes-zóster nas campanhas da Camed Saúde?

A ação foi proposta pelos Conselheiros Deliberativos eleitos e aprovada pelo Conselho Deliberativo da Camed Saúde, reforçando o compromisso com a saúde preventiva e o bem-estar dos beneficiários.


Quem poderá se vacinar?

Todos os beneficiários da Camed com idade entre 18 e 49 anos poderão se vacinar mediante apresentação de indicação médica. Já os beneficiários com 50 anos ou mais terão acesso ao benefício sem necessidade de solicitação médica.


Qual a importância da vacinação?

A vacina é uma ação preventiva e, como tal, funciona como imunizante para proteger a pessoa da contaminação pelo vírus, evitando as complicações e consequências que a doença pode oferecer ao paciente. 


Como funcionará o reembolso?

A Camed irá reembolsar até R$ 650 por dose, sendo duas doses aplicadas com intervalo de 2 a 6 meses. Para isso, basta o beneficiário apresentar a nota fiscal da vacinação conforme os critérios definidos.


Deixe uma mensagem final para os beneficiários. 

Conclamo todos os associados e seus dependentes a buscarem em suas localidades a vacina contra a herpes-zóster. A prevenção é a melhor forma de proteção para si e para os outros, e isso não é diferente no caso dessa doença que tanto tem prejudicado a população.  


Critérios para solicitação de reembolso:


Beneficiários de 18 a 49 anos, devem apresentar os seguintes documentos:

●      Solicitação médica;

●      Nota fiscal ou recibo de pagamento;

●      Comprovante de vacinação.
  

Beneficiários de 50 anos ou mais, devem apresentar os seguintes documentos:

●      Nota fiscal ou recibo de pagamento;

●      Comprovante de vacinação.

Obs: NÃO necessita de solicitação médica.



Vantagem para os beneficiários da Camed Saúde

Com a inclusão da vacina contra herpes-zóster, a Camed Saúde reafirma seu compromisso com a saúde preventiva e a qualidade de vida de seus beneficiários. A prevenção é sempre o melhor caminho. Fique atento às comunicações da Camed Saúde, vacine-se e compartilhe essa informação com seus familiares. Cuidar da saúde é um compromisso diário que gera mais qualidade de vida para todos. 

A CliniCamed On-line está disponível para agendamento de consulta médica, caso necessite. Clique aqui para agendar  

 

Fonte: CDC – Centros de Controle e Prevenção de Doenças E SBim - Sociedade Brasileira de Imunizações