25 de setembro de 2018
Setembro de 2018 marca a campanha do Mês Mundial da Doença de Alzheimer (MMDA). A iniciativa visa aumentar, a nível internacional, a conscientização sobre a demência e enfrentar o estigma ainda associado a essa condição. Também estimula um movimento conjunto para propor mudanças e reflexões sobre o impacto da demência, doença que irá afetar mais e mais pessoas nos próximos anos.
O tema da campanha é “ALZHEIMER: EU NÃO ESQUEÇO!”, encorajando as pessoas a compreenderem a importância de se reconhecer a demência como uma doença e mudar o estigma que ainda está associado a essa condição. A campanha destaca ainda a importância da detecção e do diagnóstico precoces da demência, nome coletivo para as síndromes cerebrais degenerativas progressivas que afetam a memória, pensamento, comportamento e emoção.
Encontro do grupo “Pais Idosos, Família Presente” aborda o tema
A Camed realizou no último dia 20 de setembro um novo encontro do grupo “Pais Idosos, Família Presente” com o tema “Alzheimer e Demências: quando esquecer não é normal”. A conversa foi realizada na CliniCamed Sede, em Fortaleza/CE, e conduzida pela médica geriatra Gisele Collyer, que integra o time de profissionais da Camed.
O momento teve como objetivos apresentar aos participantes os sinais da doença de Alzheimer e das demências e ainda dirimir dúvidas sobre tratamento, prevenção e cuidados.
Alzheimer e a demência vascular são os tipos mais comuns de demência e responsáveis por mais de 90% dos casos. Os sintomas podem incluir: perda de memória, dificuldade em encontrar palavras ou compreender o que as pessoas dizem, dificuldade em desempenhar tarefas rotineiras prévias e mudanças na personalidade e humor.
A demência é hoje amplamente reconhecida como uma das mais significativas crises de saúde do século 21. Desconhece limites sociais, econômicos e geográficos. Embora cada pessoa tenha uma experiência única com a demência, todos aqueles afetados estarão impossibilitados de cuidar de si e precisarão de ajuda em todos os aspectos da vida diária.
A enfermeira da CliniCamed Indayanna Teixeira, coordenadora do grupo “Pais Idosos, Família Presente”, também mostrou no evento as ações e o suporte ofertado pela Associação Brasileira de Alzheimer – ABRAZ – regional Ceará para os familiares.
O momento teve o patrocínio do Laboratorio Libbs, que ofereceu coffee Break e brindes aos presentes.
Veja alguns registros da ação: