Cuidados

04 de março de 2024

Dia Mundial da Obesidade: conheça os cuidados essenciais indicados pela Camed Saúde

No Dia Mundial da Obesidade, celebrado em 4 de março, nós da Camed Saúde trazemos para você dicas práticas para evitar a doença e refletir sobre a importância de hábitos saudáveis, além dos impactos significativos que a obesidade pode ter em nossas vidas. A Camed Saúde está comprometida em promover o bem-estar dos beneficiários incentivando-os a adotar um estilo de vida saudável.


De acordo com a Nutricionista da CliniCamed, Dra. Larissa Ramos, a alimentação do brasileiro vem mudando, com uso de fast foods, alimentos açucarados, com alto teor de gordura saturada e isso, aliado ao sedentarismo, vem levando ao desenvolvimento da obesidade. Como diminuir esses índices? Tendo uma vida mais ativa, evitando os ultraprocessados, implementando não só atividades físicas, mas também consumo de frutas e verduras.


A obesidade é uma doença e é importante ter uma equipe multidisciplinar, com médicos, psicólogos, educadores físicos, nutricionistas, para que possam trabalhar na sua área de atuação, visto que a doença pode ter várias causas. Desse modo, com uma equipe proporcionando essa visão holística e sistemática, será possível ter e manter resultados significativos.


Uma preocupação global

A obesidade é uma preocupação global crescente, afetando mais de 1 bilhão de pessoas no mundo. Ao todo 650 milhões de adultos, 340 milhões de adolescentes e 39 milhões de crianças são obesas em todo o mundo. Além dos desafios estéticos, a obesidade está intrinsecamente ligada a várias condições de saúde, como diabetes, doenças cardiovasculares e distúrbios musculoesqueléticos. Nós da Camed Saúde estamos atentos a esse cenário e por isso desenvolvemos programas e ações para incentivar o autocuidado, a prevenção e os exames de rotina.

Causas e Consequências

A obesidade não é apenas uma questão de estética, mas sim uma condição complexa influenciada por diversos fatores, como dieta, atividade física, genética e ambiente. Os riscos associados à obesidade são vastos, afetando não apenas a saúde física, mas também a mental.

Compromisso com a saúde

Na Camed Saúde, reiteramos nosso compromisso em promover a saúde integral. Encorajamos nossos beneficiários a adotar medidas proativas para combater a obesidade, focando em hábitos alimentares saudáveis, atividade física regular e cuidados com a saúde mental. O Programa “Promovendo Saúde” é uma das nossas iniciativas para oferecer o cuidado integral aos beneficiários. Mais à frente abordaremos algumas das ações preventivas oferecidas por nós pensando nesse cuidado completo.

Dicas para uma Vida Saudável

  • -Alimentação balanceada: Priorize alimentos nutritivos, evitando excesso de açúcares e gorduras.

  • -Atividade física regular: Estabeleça uma rotina de exercícios adaptada às suas necessidades e gostos.

  • -Acompanhamento médico: Realize check-ups periódicos e consulte profissionais de saúde regularmente.

  • -Saúde mental: Cuide do seu bem-estar emocional, praticando atividades que promovam o equilíbrio emocional.

Programas Especiais da Camed Saúde

Conheça nossos programas específicos para o gerenciamento do peso e promoção da saúde. Oferecemos suporte individualizado, informações educativas e recursos que auxiliam na adoção de um estilo de vida mais saudável.

Para o público acima de 60 anos, temos o Programa Check-up 60+, incentivando os beneficiários a marcarem suas consultas e exames de rotina com clínico médico ou geriatra. Para dar total suporte a beneficiários pré-diabéticos ou já diagnosticados, ofertamos o Grupo Doce cuidado, com palestras, cartilha de orientação, além das ações de Blitz Saúde realizadas nas agências do Banco do Nordeste do Brasil, em mais de 9 estados do Nordeste, além de Montes Claros em Minas Gerais.

Neste Dia Mundial da Obesidade, a Camed Saúde reafirma seu compromisso com a saúde e o bem-estar. A prevenção e o gerenciamento da obesidade são fundamentais para uma vida plena e saudável. Junte-se a nós nessa jornada de cuidado com o corpo e a mente.


Baixe aqui o e-book envelhecimento saudável: https://camed.rds.land/e-book-envelhecimento-saudavel-03


Baixe aqui o e-book “Diabetes: conheça mais e viva melhor”: 

https://camed.rds.land/diabetes