26 de abril de 2021

26 de Abril – Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

A Hipertensão Arterial é um dos principais fatores de risco para as doenças do coração. Segundo a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, 36 milhões de adultos brasileiros têm pressão alta.
Durante a pandemia de coronavírus, os hipertensos merecem uma atenção especial. Eles devem tanto evitar o contágio pelo vírus, medida baseada principalmente no isolamento social, como manter os cuidados habituais para o controle da pressão arterial. E aqui me refiro ao uso regular de medicamentos, dieta equilibrada e prática de exercícios.
Orientamos que uma alimentação balanceada, com baixo consumo de sal, também é crucial, sem esquecer que o sal está presente em boa parte dos alimentos processados, como massas e temperos industrializados, facilmente encontrados na mesa dos brasileiros, mas que deveriam ser evitados. Além do sal, os fatores de risco para hipertensão arterial são a idade, excesso de peso e obesidade, ingestão de álcool, sedentarismo, fatores socioeconômicos e genéticos.
Nos casos de Covid-19, o hipertenso não controlado tem mais complicações e maior mortalidade, conforme relatos e estudos internacionais.


Dica:

Dr. Roberto Rizo (Cardiologista da CliniCamed)