05 de maio de 2021
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), entende-se como uso racional de medicamento, a ação de administrar, para suas condições clínicas, a dosagem adequada às suas necessidades, por um período de tempo definido e ao menor custo possível.
O uso irracional ou inadequado de medicamentos é um grave problema de saúde pública a nível mundial. A OMS estima que mais da metade de todos os medicamentos prescritos, são dispensados ou vendidos de forma imprópria, e que metade de todos os pacientes não os utiliza corretamente.
Exemplos de uso irracional de medicamentos incluem: uso de muitos medicamentos por paciente (“polifarmácia”); uso inadequado de antimicrobianos, muitas vezes em dosagem inadequada para infecções não bacterianas; falta de prescrição de acordo com as diretrizes clínicas; E não seguir, com a dosagem correta prescrita pelo médico.
Tomar medicação de forma correta, também é cuidar da sua saúde. Observe as prescrições e faça o uso correto dos medicamentos. A forma irracional prejudica a SUA saúde e pode ocasionar problemas graves.
Joel Bezerra Vieira – Farmacêutico
Com base em informações da OMS