Saúde

09 de fevereiro de 2024

Fevereiro Laranja: Conscientização e Prevenção da Leucemia

Fevereiro Laranja é um mês dedicado a conscientizar a população sobre a prevenção, diagnóstico e combate à leucemia, um tipo de câncer do sangue que afeta milhares de pessoas em todo o mundo. Entre 2020 e 2022, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estimou mais de 10 mil novos casos de leucemia, sendo mais de 5.000 em homens e mais de  4.000 em mulheres.


Esses números refletem uma realidade complexa e alarmante. Um estudo elaborado pelo Ministério da Saúde revelou que mais de 3 milhões de pessoas perderam suas vidas no país devido a até 18 tipos de câncer que podem ter sido causados pela exposição a produtos, substâncias ou misturas presentes em ambientes de trabalho. Esses dados são obtidos através do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e destacam a urgência de ações para controlar ou eliminar a exposição dos trabalhadores a agentes cancerígenos.

Embora o câncer seja uma doença complexa e multifacetada, especialistas enfatizam que uma parcela significativa dos casos está relacionada à exposição ocupacional a agentes cancerígenos, o que poderia ser evitado com medidas adequadas de prevenção.


A relação entre a leucemia e a exposição ocupacional é especialmente evidente em profissões que lidam com determinados agentes causadores da doença, tais como agrotóxicos, amianto (asbestos), sílica, benzeno, xileno e tolueno. Trabalhadores da agricultura, indústria química, construção civil, laboratórios e mineração estão entre os mais expostos a esses agentes.


Prevenção e conscientização


A leucemia afeta os glóbulos brancos do sangue, conhecidos como leucócitos, produzindo células doentes na medula óssea. Isso compromete o sistema imunológico do paciente, aumentando o risco de infecções. Por isso, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para aumentar as chances de cura e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.


Em Fevereiro Laranja, é essencial que a sociedade se una para aumentar a conscientização sobre a leucemia e promover ações que visem prevenir essa doença, bem como garantir ambientes de trabalho seguros e livres de agentes nocivos à saúde dos trabalhadores. A educação e o acesso a cuidados médicos de qualidade são armas poderosas na luta contra o câncer e na promoção da saúde para todos.


Doação de Medula Óssea


A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade que pode salvar vidas de pacientes com leucemia e outras doenças do sangue. Qualquer pessoa saudável, com idades entre 18 e 55 anos, pode se tornar um doador de medula óssea, desde que não esteja em tratamento de câncer e não tenha doenças no sangue ou no sistema imunológico. 


Para se cadastrar como doador, basta procurar um hemocentro, onde será feita a coleta de uma pequena amostra de sangue para testes de compatibilidade. Caso haja compatibilidade com um paciente necessitado, o doador será convidado a realizar a doação, oferecendo uma oportunidade de esperança e renovação de vida.


A disponibilidade de doadores é essencial para garantir o sucesso dos transplantes de medula óssea e aumentar as chances de recuperação dos pacientes com leucemia. Por isso, é fundamental conscientizar a população sobre a importância da doação e incentivar mais pessoas a se cadastrarem como doadoras. Com um simples gesto, é possível fazer a diferença na vida de alguém que luta contra uma doença grave, oferecendo-lhes a chance de um recomeço e a possibilidade de um futuro saudável.

Fonte: Instituto Nacional de Câncer (Inca)