Saúde

20 de fevereiro de 2024

Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo: Tratamento e recuperação

As adições e vícios representam um desafio global de saúde pública, impactando não apenas indivíduos, mas também sociedades como um todo. A dependência de substâncias, seja álcool, cigarro e outras drogas ilícitas, é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença. Um estudo realizado pelo Escritório da Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), revelou que mais de 200 milhões de pessoas no mundo já usaram algum tipo de droga em 2018, um aumento de cerca de 30% em comparação a 2009. 


Alcoolismo como Doença Crônica


O alcoolismo é uma condição crônica que envolve aspectos comportamentais, socioeconômicos e de saúde. Caracteriza-se pelo consumo compulsivo de álcool, levando à tolerância e desenvolvimento de sinais de abstinência. Fatores como predisposição genética, ansiedade, angústia, insegurança, fácil acesso ao álcool e influências culturais podem contribuir para o desenvolvimento da dependência.


Os efeitos das drogas ilícitas 


A mesma pesquisa da (UNODC), apontou que a droga mais usada no mundo continua a ser a Cannabis, cerca de 188 milhões de pessoas no mundo usam ou já usaram. O consumo excessivo de maconha está associado a problemas respiratórios, assemelhando-se aos efeitos do tabaco, incluindo hipertensão, asma, bronquite, cânceres e doenças cardíacas. Também pode agravar transtornos psicóticos pré-existentes, como a esquizofrenia, resultando em mudanças no tratamento. 


O uso regular também leva a problemas cognitivos, como comprometimento do rendimento intelectual e perda de memória. A abstinência da maconha é caracterizada por sintomas como ansiedade, insônia e perda de apetite.


A cocaína, uma substância psicoestimulante consumida de diversas formas, incluindo aspiração, injeção intravenosa e fumo (crack), é associada ao aumento progressivo do consumo. No Brasil, a cocaína é amplamente utilizada por usuários de drogas injetáveis, aumentando o risco de contágio por doenças como hepatite e AIDS. O crack, derivado da cocaína, é mais acessível e provoca efeitos terríveis no sistema nervoso central e cardíaco, levando a um consumo mais significativo em comparação com a cocaína.


As anfetaminas, drogas sintéticas estimulantes do sistema nervoso central, incluindo o ecstasy, podem causar dependência, levando a um aumento na quantidade consumida para obter os mesmos efeitos. O uso indevido e prolongado dessas substâncias pode resultar em alterações psíquicas, lesões cerebrais e aumento do risco de convulsões e overdose. Por fim, calmantes e sedativos, que diminuem a atividade cerebral, incluindo hipnóticos e ansiolíticos, são capazes de afastar a insônia e atuar sobre estados ansiosos exagerados.


O Papel da Sociedade e das Instituições de Saúde


O impacto de adicções e vícios vai além do indivíduo, afetando valores culturais, sociais, econômicos e políticos. Para enfrentar esse desafio, é crucial que a sociedade se una em esforços de prevenção, tratamento e recuperação. Nesse contexto, instituições de saúde desempenham um papel fundamental.


Para aqueles que necessitam de tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS) devido ao abuso de álcool e outras drogas, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD) oferece atendimento multiprofissional, incluindo médicos psiquiatras, clínicos gerais e psicólogos.


Atendimento e Contato


Centro Integrado de Referência sobre Drogas (CIRD) em Fortaleza:

O CIRD, vinculado à Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas (CPDrogas), é uma referência importante para orientação, acolhimento e tratamento. Localizado na Av. Rogaciano Leite, 1729, Patriolino Ribeiro, Fortaleza, o centro oferece atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


Uma característica fundamental do CIRD é a acessibilidade. Não é necessário marcar horário para o atendimento, e os usuários e/ou familiares podem procurar ajuda pessoalmente ou ligar gratuitamente para o telefone 0800-032-1472. Este serviço está disponível de forma anônima, permitindo que os indivíduos busquem auxílio sem precisar se identificar.


Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas:

A área responsável pelo CIRD é a Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas. Essa coordenação reforça o compromisso das autoridades locais em lidar eficazmente com as questões relacionadas ao abuso de substâncias e ao alcoolismo.


O Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo é uma oportunidade para conscientizar a população sobre a importância do tratamento e recuperação. O CIRD em Fortaleza desempenha um papel basilar nesse processo, proporcionando um ambiente de acolhimento e orientação para aqueles que buscam superar o alcoolismo. Com serviços acessíveis e horários flexíveis, o centro se destaca como um recurso valioso na luta contra as adições, contribuindo para a construção de uma sociedade mais saudável e resiliente.


Fontes: ONU

Secretária de Saúde do Ceará (SESA)