Saúde

05 de fevereiro de 2024

Câncer no Brasil: Análise abrangente com base na Estimativa 2023 do INCA

O câncer é uma preocupação global de saúde pública, e o Brasil não está imune a essa realidade. Com base nos dados mais recentes da Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, fornecida pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), vamos examinar os índices de câncer, os riscos associados, tratamentos disponíveis e estratégias de prevenção.

Para o triênio 2023-2025, estima-se que o Brasil enfrentará 704 mil novos casos de câncer, destacando as regiões Sul e Sudeste como responsáveis por cerca de 70% dessa incidência. Essas informações são cruciais para orientar políticas públicas e estratégias de gestão na área oncológica.

Tipos de Câncer Emergentes

A Estimativa 2023 inclui dados detalhados sobre 21 tipos de câncer, sendo dois deles recentemente adicionados: câncer de pâncreas e câncer de fígado. A inclusão destes se baseia em sua relevância como problemas de saúde pública em diferentes regiões do Brasil, alinhando-se também com estimativas globais.

  • O câncer de fígado é proeminente na região Norte, associado a infecções e doenças hepáticas crônicas.

  • O câncer de pâncreas destaca-se na região Sul, sendo fortemente ligado à obesidade e tabagismo.

Principais Tumores Malignos


O câncer de pele não melanoma é o mais incidente no Brasil, representando 31,3% dos casos. Em seguida, encontramos o câncer de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).

  • O câncer de próstata predomina em homens, totalizando 72 mil novos casos estimados anualmente, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

  • Nas regiões com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), tumores de cólon e reto são mais comuns entre homens.

  • Em regiões de menor IDH, o câncer de estômago ocupa uma posição destacada entre os cânceres masculinos.

Para as mulheres, o câncer de mama é o mais prevalente, com 74 mil novos casos previstos anualmente até 2025. Nas regiões mais desenvolvidas, o câncer colorretal segue, enquanto, em áreas de menor IDH, o câncer do colo do útero é proeminente.

Alguns desafios enfrentados incluem a associação do câncer de fígado a infecções hepáticas, o papel significativo da obesidade e tabagismo no câncer de pâncreas, e as disparidades regionais na incidência de câncer em relação ao IDH.

Tratamento e Prevenção

O tratamento do câncer no Brasil varia conforme o tipo e está em constante evolução. Estratégias preventivas, como campanhas de conscientização, exames regulares e a promoção de estilos de vida saudáveis, desempenham um papel crucial na redução da incidência. 

A Estimativa 2023 do INCA fornece uma visão abrangente da situação do câncer no Brasil. Com a análise desses dados, é possível desenvolver estratégias eficazes para enfrentar esse desafio, priorizando a prevenção, o tratamento adequado e a implementação de políticas públicas direcionadas para cada região. O acompanhamento contínuo dessas estimativas é fundamental para melhorar a saúde oncológica da população brasileira.


Fonte: Instituto Nacional de Câncer (INCA).