Blog da Camed
Guia de prevenção sobre o coronavírus/ COVID-19 Em: 12/03/2020 Tags: , ,

Diante do aumento dos casos confirmados do novo coronavírus no Brasil e por acreditar na prevenção como medida para assegurar a qualidade de vida, a Camed disponibiliza aos beneficiários e colaboradores um guia completo com informações sobre o coronavírus/ COVID-19, bem como medidas para prevenir e evitar a transmissão da doença.

O que é o coronavírus? 

É uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto no final de 2019 após casos registrados na China e provoca a doença chamada COVID-19.

Transmissão

A disseminação se dá por contato próximo de pessoa por pessoa, pelo ar ou secreções contaminadas, tais como gotículas de saliva, espirro, tosse e catarro, contato pessoal (toque, aperto de mão etc), contato com objetos ou superfícies contaminadas seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Sintomas

Incluem febre, tosse e dificuldade respiratória. Porém, as pessoas com infecção podem não ter sintoma, ou apresentar um quadro semelhante a um resfriado comum, até casos graves com pneumonia e insuficiência respiratória. 

Crianças de baixa idade, pessoas acima de 60 anos e pacientes com condições que comprometem a imunidade podem ter manifestações mais graves.

Recomendamos evitar os termos “nova gripe causada pelo coronavírus” porque gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus influenza.

Diagnóstico

Exames laboratoriais realizados por biologia molecular identificam o material genético do vírus em secreções respiratórias, colhidas por aspiração de nasofaringe ou swabs combinado (nasal/oral) ou também amostra de secreção respiratória inferior (escarro ou lavado traqueal ou lavado bronco alveolar).

Tratamento

Não há um medicamento específico. Indicam-se repouso e ingestão de líquidos, além de medidas para aliviar os sintomas, como analgésicos e antitérmicos. Nos casos de maior gravidade, com pneumonia e insuficiência respiratória, suplemento de oxigênio e mesmo ventilação mecânica podem ser necessários.

Fonte: Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com base em dados do Ministério da Saúde

 

CamedSaude_CoronaVirus_BannerApp-01

COMPARTILHE: