Blog da Camed
Fortaleza adota isolamento social rígido para contenção da Covid-19 Em: 08/05/2020

A partir desta sexta-feira, 8 de maio, a cidade de Fortaleza estará em isolamento social rígido como medida de contenção do novo coronavírus. Assim, só ficará permitida a circulação de pessoas e veículos para cumprimento de serviços essenciais. Também será necessário comprovar se o motivo do deslocamento é enquadrado entre os autorizados pelo poder público  municipal/estadual.

Lembramos que, neste momento, é fundamental reduzir a curva de infecção da Covid-19 para amenizar os impactos na ocupação de leitos hospitalares.

De acordo com recomendações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o uso de máscaras, que já é obrigatório no Ceará, é essencial no enfrentamento à doença. O ideal é que se utilizem máscaras alternativas, ou seja, feitas de tecido ou outros materiais, deixando as do tipo cirúrgicas descartáveis (N-95) para uso exclusivo dos profissionais de saúde envolvidos no combate à pandemia, pois estão em números limitados. As medidas seguem as diretrizes das autoridades de saúde envolvidos no controle da pandemia.

Dicas da ANS para usar e manusear a máscara:

  • A máscara é individual, não pode ser dividida com alguém em hipótese alguma;
  • A máscara pode ser usada até ficar úmida. Depois é preciso trocar. Então, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano;
  • A máscara serve de barreira física ao vírus. Por isso, é preciso que ela tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face;
  • É importante ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca;
  • Use a máscara sempre que precisar sair de casa e tenha sempre uma de reserva;
  • Chegando em casa, lave as máscaras com água sanitária. Deixe de molho por 30 minutos.

Fonte: Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

COMPARTILHE: